fbpx

COMUNICADO COVID-19

Aprovada tese que garante a trabalhador em atividade de risco direito a indenização em caso de acidente
março 13, 2020
COMUNICADO – Suspensão Temporária da Realização de Espirometria
março 17, 2020

COMUNICADO COVID-19

Novo Coronavírus (Covid-19)

Cuidados a tomar com o novo coronavírus (Covid-19)

Como amplamente veiculado nos meios de comunicação, estamos diante de uma Pandemia de um novo vírus, denominado COVID-19. Em razão disto, segue abaixo algumas explicações e recomendações, conforme orientações do Ministério da Saúde, aos nossos clientes e parceiros.

 

O QUE SÃO CORONAVÍRUS?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves. O mundo já passou por algumas epidemias de coronavírus no passado, como a SARS e a MERS. Em dezembro de 2019 na China foi descoberto um novo vírus (SARS-CoV-2) que é o responsável pela doença COVID-19.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A COVID-19 tem por característica apresentar os chamados sintomas gripais, sendo sua manifestação muito parecida com uma gripe comum. Geralmente é uma doença leve ou moderada, porém alguns casos podem ficar graves. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Alguns pacientes podem apresentar cansaço, dores no corpo, mal estar em geral, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou dor no peito. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves, quase imperceptíveis.
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recuperara da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 a cada 6 pessoas podem apresentar a forma grave da doença.

Pessoas idosas e portadores de doenças crônicas, como pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer etc. tem um maior risco de desenvolver a forma grave.

Caso a pessoa apresente febre, tosse e dificuldade de respirar devem procurar atendimento médico imediato. Recomenda-se, nestes casos, a utilização de máscaras como forma de prevenir a dispersão de gotículas respiratórias ao tossir, espirrar ou falar, combinado com lavagem e higienização das mãos.

Após o atendimento deve-se seguir as orientações médicas, evitando frequentar ambientes públicos ou mesmo de trabalho, buscando permanecer em casa até o desaparecimento dos sintomas. Isso irá prevenir a propagação do vírus e a ocorrência de novas infecções.

 

COMO SE TRANSMITE?

Gotículas expelidas pelo nariz e da boca quando uma pessoa infectada tosse, fala ou espirra, mesmo quando ela apresenta sintomas leves ou não se sentem doentes.

Essas gotículas podem ficar depositadas em objetos ou superfície por horas, e outras pessoas podem adquirir o vírus ao tocar nesses objetos ou superfícies contaminadas e depois tocar olhos, nariz ou boca. Também podem se infectar ao respirar diretamente gotículas respiratórias de uma pessoa infectada quando ela tosse ou espirra ou pelo contato direto como toque ou aperto de mão.

Por isso é importante ficar a mais de 2 metros de distância de uma pessoa doente, e lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel.

 

COMO SE PREVENIR?

Devem ser adotadas medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória, tais como:

− Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão, ou higienize-se com alcool-gel 70%. Dessa forma é possível eliminar os vírus que possam estar em suas mãos.

− Mantenha pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas respiratórias que contenham o vírus, se a pessoa estiver doente.

− Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Dessa forma pode-se evitar que as mãos estejam contaminadas e possas transferir os vírus, deixando-o doente.

− Certifique-se de que você e pessoas ao seu redor pratiquem uma boa etiqueta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com lenço descartável quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o lenço usado imediatamente.

− Manter ambientes bem ventilados e evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, pratos, copos e garrafas.

 

MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO

Nos últimos dias as autoridades sanitárias têm recomendado a toda a população que evite aglomerações, apenas o indispensável, mantendo-se em casa o máximo possível, principalmente em horários de lazer e momentos de folga.

Trata-se de uma medida objetivando diminuir a velocidade de transmissão do vírus, buscando que o atendimento médico consiga dar conta da demanda, evitando um colapso no Sistema de Saúde por falta de leitos hospitalares e de UTI.

 

RECOMENDAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Conforme recomendações das Autoridades Sanitárias, os trabalhadores devem adotar todas as recomendações acima descritas para a prevenção da transmissão da doença, evitando comportamentos de risco dentro e fora do trabalho.

Além disto, as recomendações para as empresas envolvem:

− Orientar funcionários na prevenção ao contágio, estimulando a higienização frequente das mãos e cuidados ao tossir e espirrar;

− Funcionários que apresentarem os sintomas, ou que tiveram histórico de viagem ou contato com algum caso suspeito ou confirmado, devem ser enviados para casa imediatamente e orientados a procurarem os serviços de saúde;

− Cancelamento de viagens internacionais e, se possível, nacionais;

− Quando possível, utilizar serviços de trabalho remoto, como home office, e substituição de reuniões presenciais por videoconferência;

− Reforço de higienização nos ambientes das empresas: maçanetas, corrimão, elevadores, botões e máquinas de café, bebedouros. Uso de álcool gel disponível em todos os ambientes;

− Mudanças de rotinas em locais com concentração de funcionários, alternando turnos de refeições;